sábado, 11 de agosto de 2018

É necessário nascer de novo!



 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
João 3:1-7

Nicodemos era um homem instruído das leis do Senhor. Ele era um homem que conhecia o antigo testamento, as leis de Moisés, os sacrifícios. Nicodemos era um homem religioso! Sabemos que a religião não pode saciar a sede interior do homem, somente o espirito santo pode saciar a sede interior que qualquer pessoa nesta terra sente. Todos nós temos um vazio dentro do nosso coração que só é preenchido pela presença do espirito santo. Era disso que Jesus estava falando pra Nicodemos. Ele falava de algo que iria além dos conhecimentos de Nicodemos sobre as leis, sobre o messias. Somente Jesus poderia dá algo que  faria  a vida de Nicodemos mudar totalmente, era algo que iria fazê-lo viver eternamente no céu. Jesus estava falando sobre o espirito santo.
Jesus veio a este mundo foi para nos dá o espírito santo. Ele cumpriu todo proposito e Deus na cruz para que consolador viesse. Ele nos trouxe poder para vencer tudo nesse mundo, até mesmo a morte. O espirito santo é essa vitória!
Quando Jesus falou pra Nicodemos que era pra ele nascer novamente Jesus não estava falando de um nascimento natural pela madre, mas de um nascimento espiritual que seria gerado pelo espirito santo. Quando Jesus falou do nascer da água ele se referia ao arrependimento de pecados, quando Ele falou do nascer do espirito Ele dizia do nascer do espirito santo. O batismo nas águas significa a decisão que o ser humano toma diante de Deus de se arrepender dos seus pecados, O ser humano é imerso nas águas e quando se levanta ele sepulta o velho homem naquelas águas e o um novo homem é levantado, simbolicamente falando. Agora, como é o nascer do espirito santo? O nascer do espirito santo nada mais é do que o poder regenerador do espirito santo em nós diariamente a medida que o buscamos. É deixar o espirito santo agir na sua vida diariamente ao ponto de você ser transformada em um cristão a imagem e semelhança do próprio espirito santo, a imagem de Jesus. É uma restauração em todas as áreas da sua vida em santificação pelo Senhor.

“..Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras.
Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma,
e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.”
Efésios 4:22-24

Nicodemos estava diante daquele que poderia perdoar seus pecados e faze-lo nascer de novo. Mas Nicodemos deveria crer. Crendo tudo é possível. Não adiantava Nicodemos ter todo conhecimento do antigo testamento, sem o espirito santo Nicodemos não era nada por que “ a letra mata mas o espirito vivifica”. Nicodemos estava pronto para receber um nova vida, novos pensamentos, novo caráter, nova esperança  poder que viria a Ele o capacitaria a chegar no céu, se ele cresse de coração. Não sei o que aconteceu com Ele, mas depois dessa conversa talvez ele nunca mais foi o mesmo!

É isso que Deus tem a nos dá, uma nova vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olhe para o alto!

“ A ti levanto os meus olhos, ó tu que habitas nos céus. Assim como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olh...